logo-autarquia

A obter dados...

Comunicado - Modernização da Linha do Oeste


No passado dia 16 de dezembro a Câmara Municipal de Leiria deu conhecimento a todos os elementos da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira a intenção da Infraestruturas de Portugal relativamente à supressão das Passagens de Nível no Concelho de Leiria, particularizando a situação do território da nossa Freguesia, no âmbito do processo de Modernização da Linha do Oeste, no troço Caldas da Rainha - Louriçal.

A Infaestruturas de Portugal apenas apresentou ao Município de Leiria um esboço de total intenção, sem qualquer estudo técnico consolidado. Porém, solicitou à autarquia uma avaliação prévia relativa às possibilidades embrionárias que poderão vir a ser opção em fase de projeto de execução.

Considerando os pressupostos de intervenção da IP e mantendo em linha de conta que o processo de supressão das passagens de nível é inquestionável e essencial para a modernização da Linha da Oeste, a Câmara Municipal de Leiria solicitou uma análise crítica às Juntas de Freguesia envolvidas no processo. 

Após essa apresentação, a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia realizou uma análise sobre a situação e identificou todas as questões relacionadas com as intenções desta entidade no que respeita às soluções para as 5 passagens de nível existentes no nosso território. 

Na sequência da análise dos elementos facultados pelo Município de Leiria, originários da Infraestruturas de Portugal, depreende-se claramente que as intervenções surgem na sequência da intenção de uma intervenção profunda na Linha do Oeste.  

Releva-se em primeiro lugar que todos os elementos autárquicos eleitos da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira não se opõem à evolução, à melhoria das condições de circulação e, acima de tudo, das condições de segurança de todos os intervenientes no espaço. No entanto, não podem deixar de estar atentos às transformações decorrentes de uma intervenção desta natureza e com esta dimensão, sendo sua prioridade a defesa dos interesses gerais da população, a par do desenvolvimento da região.

Entende-se que, atualmente, o papel da Linha do Oeste para a freguesia não é o de outrora, contudo, aliando o desenvolvimento que por certo o parque empresarial de Monte Redondo trará para a região, com a manutenção da estação/apeadeiro de Monte Redondo existente na Linha do Oeste, beneficiará não só os utilizadores no eventual transporte de passageiros e/ou mercadorias, como também a rentabilidade da própria ferrovia.

Convictamente, todos os elementos da autarquia local são unânimes na solicitação de um estudo que se foque na possibilidade de manter os atravessamentos atuais. Não sendo tecnicamente viáveis, deve ser garantida a continuidade da circulação das vias que ficam interrompidas, com a devida ligação às passagens de nível a executar.

Conclui-se portanto que, nesta fase prévia de análise de intenções, qualquer que seja a solução apresentada pelas Infraestruturas de Portugal para todo o troço da Linha do Oeste na freguesia da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, deverá ser tida em especial atenção a existência de todos os fatores descritos anteriormente ou outros que se considerem relevantes para o equilíbrio lógico entre os intervenientes, com especial enfoque nos acessos para pessoas com mobilidade reduzida na circulação pedonal.

Reiteramos que este processo se encontra numa fase muito embrionária e que todos os órgãos autárquicos locais continuarão a acompanhar a evolução deste projeto e comunicará à população toda a sua evolução, pretendendo envolver ativamente a população na sua discussão. 

Monte Redondo, 22 de dezembro de 2021

A Presidente da Junta

Céline Gaspar 

Aceda ao documento em anexo subscrito por todos os elementos da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia que manifesta o pensamento crítico sobre as intenções individuais.

Publicado por: União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira

Publicado em: 22-12-2021

Documentos


Análise da Intenção de alteração/supressão de passagens de nível