logo-autarquia

A obter dados...

Programa Aldeia Segura, pessoas seguras | Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais

Programa Aldeia Segura, pessoas seguras | Prepare-se e proteja-se dos incêndios rurais


No dia 09 de abril de 2018 a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias lançaram o programa "Aldeias Seguras", que tem, como principais objetivos, o incentivo às populações da consciencialização da responsabilidade partilhada para a proteção de pessoas e bens em caso de incêndio.

Assim a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) prevê a disponibilização à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), bem como à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), materiais de sinalética e kits de proteção, promovendo uma ação de sensibilização nacional. Através da gestão de combustíveis e planos de evacuação de aldeias, esta ação é particularmente destinada a autarquias onde se verifique situações de risco a nível da proteção da floresta contra incêndios, focando-se nos 189 municípios que se enquadram nesta situação. Neste sentido, foi criada uma função designada de “oficial de segurança da aldeia”, que terá como missão consciencializar a comunidade através de ações de sensibilização e organizar a evacuação em caso de necessidade através da sinalização de percursos e estabelecimento de locais de refúgio nas aldeias.

No folheto informativo divulgado sobre o Programa encontramos várias medidas de proteção de pessoas e bens, bem como aspetos a ter em conta em caso de necessidade de evacuação.

 

Se um incêndio se aproximar de sua casa avise os vizinhos e salvaguarde a sua habitação regando paredes, telhados e uma área de 10 metros em redor da mesma. É importante também afastar todos os materiais passíveis de arderam das suas janelas e colocar toalhas molhadas nas frestas, retirar mobiliário ou lenhas que possam estar próximas da habitação, fechar portas e outras aberturas, bem como correr persianas. Caso as condições de segurança o permitam desligue e retire botijas de gás, apague pequenos focos de incêndio com água terra ou ramos verdes.

Se ficar cercado por um incêndio dirija-se para um abrigo coletivo ou para uma zona plana, com água ou pouca vegetação. Respire junto ao chão através de um pano molhado, cubra o corpo e use um tecido húmido para proteger a cara dos fumos e do calor.

Em caso de evacuação tente manter a calma e seguir as indicações das autoridades. Leve kit de evacuação e documentos de identificação e à medida que sai de casa feche portas e janelas. Se possível ajude criança, idosos e pessoas com limitações. Leve consigo animais de estimação e dirija-se a um abrigo coletivo próximo. 

Caso fique confinado na habitação tente manter a calma e afaste móveis e cortinas que se encontrem junto às janelas após colocar toalhas molhadas nas frestas das janelas e portas. Afaste-se das paredes e procure abrigo nas divisões opostas às quais o fogo se aproxima. Aguarde que o fogo passe e verifique focos de incêndio nas zonas circundantes da habitação bem como nos telhados.

Publicado por: União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira

Publicado em: 12-06-2018