A obter dados...
Com pequenos hábitos vamos alterar o nosso presente e o nosso futuro.
Uma das faturas mais pesadas no orçamento familiar é a da eletricidade pois, quase tudo o que fazemos no nosso dia a dia e no trabalho requere o uso da mesma.
Preparamos algumas dicas para poder reduzir o uso da mesma.
1. Evitar ter as luzes ou equipamentos ligados, quando não for necessário
Como forma de poupança, habitue-se a ter a luz ligada apenas na divisão na qual se encontra.
2. Procurar isolar portas e janelas
Com o uso do aquecimento no inverno, conta da luz sobe, e se não tivermos as portas e as janelas bem isoladas, haverá um desperdício de energia.
3. Optar pelos equipamentos com a classificação energética “A++”
Sabia que a etiqueta energética informa sobre a eficiência dos vários equipamentos domésticos? Para a mesma capacidade e características, um aparelho classificado como “A++” é considerado como mais eficiente e económico e o “G” como o menos adequado a estes níveis.
Os equipamentos de classes mais elevadas estão associados a menores consumos energéticos, pelo que a fatura energética será também menor.
4. Substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas economizadoras ou LED
A utilização de lâmpadas de baixo consumo, como as LED, pode representar uma poupança de 80% na conta de energia. Apesar de serem mais caras do que as tradicionais lâmpadas fluorescentes, consomem menos.
5. Não abrir a porta do frigorífico desnecessariamente
Por cada vez que abre a porta durante 10 segundos, aumenta o consumo energético do frigorífico entre 0,2% e 0,8%. Retire todos os alimentos do frigorífico de uma vez, para cada refeição.
6. Desligar os equipamentos das tomadas, quando os mesmos não estão a ser utilizados
Muitos de nós deixamos os aparelhos ligados à corrente, pois é mais prático, no entanto, os equipamentos que estão em stand-by, também consomem energia. Aconselhamos a desligar da ficha os equipamentos que não está a utilizar, como eletrodomésticos, televisão e carregadores.
7. Não abrir o forno em funcionamento
Aproveite a capacidade do forno e cozinhe vários alimentos ao mesmo tempo. Evite abrir a porta deste eletrodoméstico durante a confeção da refeição.
8. Aproveitar a radiação solar para aquecer a casa através das janelas
Sabia que instalar vidros duplos significa menos 10% de consumo energético, para além de minimizar o ruído exterior? Caso não seja possível, coloque portadas ou estores exteriores, que podem ajudar a reduzir a quantidade de energia necessária à climatização da sua casa.
9. Utilizar as máquinas de lavar, sempre que puder, com a carga completa e num programa de baixa temperatura
Sabia que a máquina de lavar roupa consome cerca de 5% do total de eletricidade das habitações? E que ao selecionar o programa económico (ao diminuir a temperatura de lavagem) pode economizar até 46% do consumo?
10. Aproveite a energia solar para secar as roupas. Desligar os equipamentos das tomadas, quando os mesmos não estão a ser utilizados
Opte por secar as roupas na rua para não usar a máquina de secar, poupando assim ainda mais.
No que toca a poupança da água temos as seguintes dicas:
1. Feche a torneira da água enquanto lava os dentes
Fechar a torneira enquanto se está a lavar os dentes é algo que nos ensinaram desde sempre, mas que pouca gente faz. A verdade é que este pequeno gesto aplicado diariamente, ao final do mês pode significar uma poupança muito significativa na sua fatura mensal.
2. Tome um duche rápido em vez de um banho
Um duche de 15 minutos com a torneira aberta, consome cerca de 180 litros. Mas se fechar a água enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos, vai reduzir o consumo para apenas 60 litros. Já num de um banho de imersão, o consumo de água facilmente chega aos 200 litros.
3. Evite as fugas de água
Verifique sempre se não tem torneiras estragadas ou tubos rotos. Os pequenos pingos que estão a cair com pouca frequência, não é sustentável e pesa no final, quando recebe a fatura.
4. Regue as plantas nas horas de menos sol
Evitando assim a rápida evaporação da água, e uma melhor absorção da mesma pelos solos.
5. Invista num autoclismo de dupla descarga, para evitar o desperdício da água
Também na casa de banho, é possível poupar água no autoclismo. Se o seu ainda não possui um sistema de dupla descarga, saiba que pode comprar um sistema universal simples de montar no autoclismo que tem. Este mecanismo fará com que possa fazer meia descarga em vez de descarga completa, podendo poupar cerca de 14 mil litros de água ao final de um ano, considerando uma família de três pessoas. Também é possível instalar um retardador de enchimento do autoclismo, que irá possibilitar uma poupança de água adicional. Este mecanismo faz com que exista um atraso na abertura do mecanismo de enchimento do autoclismo após a descarga ter sido efetuada, evitando assim o desperdício de água.
6. Lave a roupa só quando tiver a máquina cheia
Às vezes pode parecer tentador despachar uma máquina que ainda não está cheia e adiantar trabalho. Mas isso representa um grande desperdício energético e de água. Faça questão de encher a máquina, potenciando ao máximo a sua capacidade.
7. Feche sempre bem todas as torneiras
Verifique sempre se as torneiras estão bem fechadas. Quando vai de férias poderá também fechar as torneiras de segurança, evitando assim acidentes, como a rotura de tubos e fugas de água.
Publicado por: União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira
Publicado em: 23-11-2022